O Feiticeiro de Oz

As turmas A e C do 4 º ano saíram da escola às 9 h da manhã, para ir ao teatro ver uma peça chamada o Feiticeiro de Oz.
Depois de acenderem e apagarem várias vezes as luzes, lá começou o espectáculo…
Era uma, uma menina chamada Doroteia que vivia numa quinta com os seus tios e tinha um cão chamado Totó.
Um dia , o Totó foi atrás do gato da vizinha e nesse dia começou uma grande tempestade e por causa de ir buscar o cão , ela não teve tempo de se abrigar com os seus tios . Por isso , foi para casa com o Totó e a casa começou a voar com a força do vento.
Quando a tempestade acabou , ela ao sair para fora viu que estava numa terra desconhecida e em cima da bruxa do Este que por isso tinha morrido.
Subitamente apreceu-lhe a fada do Norte que lhe deu os sapatos de esmeralda da bruxa do Este , que a iriam ajudar nesta fantástica viagem de regresso a casa.
Mas para isso ela teria de ir ter com o Feiticeiro de Oz para a ajudar a voltar.
Pelo caminho conheceu três personagens que a acompanharam.
Eles eram : o Espantalho ( que precisava de um cérebro) ;o Homem de Lata (que queria um coração) e o Leão (que desejava ser corajoso).
Quando eles chegaram à cidade Esmeralda (que era a terra do Feiticeiro) bateram à porta do palácio e o porteiro indicou-lhes o caminho para pedirem ajuda ao Feiticeiro. Este aceitou ajudá-los com a condição de eles lhe trazerem a vassoura da bruxa do Oeste ( que era má e irmã da bruxa do Este ) .
Ao chegarem à terra da bruxa do Oeste foram surpreendidos pelo exército de macacos voadores ( que eram os ajudantes da bruxa ).
Estes destruíram o espantalho e o Homem de Lata , prenderam o Leão numa jaula e levaram a Doroteia e o Totó para o laboratório onde uma ampulheta ( que é um relógio antigo ) marcaria a morte da Doroteia .
Mas o Leão conseguiu enganar os macacos , salvá-la , derreteram bruxa com água , levaram a vassoura e os restos do Espantalho e do Homem de Lata para o Feiticeiro arranjar.
Como eles conseguiram fazer o que o feiticeiro lhes havia pedido , foram recompensados com : o Leão levou uma medalha de coragem ; o Espantalho um cerébro de palha ; o Homem de Lata um coração de pano e a Doroteia o regresso a casa.
Quando o Feiticeiro se preparava para levar para casa , ( e novamente por causa do Totó ) ela para o ir procurar iria ficar na cidade Esmeralda.
Eis quando aparece a fada do Norte que lhe disse que batesse os sapatos nos calcanhares e dissesse :« Não há nada como a nossa casa».
E assim acordou na casa dos seus tios que ficaram muito felizes , por saber que ela estava bem .
Para sua grande admiração ela descobriu que a sua tia também viveu uma experiência igual quando era pequena .

Texto do João Batista – 4º C