O nascimento do Rodrigo

Foi no dia 24 de Janeiro. Eu ía ver o Avatar com a minha mãe, mas a minha tia telefonou, porque já estava no hospital da Luz. Estava a chegar a hora do meu primo Rodrigo nascer.
Então fomos para o hospital com os meus avós e quando chegámos encontrámos o meu tio muito nervoso e os seus pais. Ajudei o meu tio a levar a primeira roupa do Rodrigo e a geleira para pôr o cordão umbilical. Quando chegámos lá acima o meu tio entrou no bloco de partos e nós ficámos todos sentados na sala de espera, muito ansiosos.
Eu fui jogando para me distrair mas a certa altura já ninguém conseguia estar sossegado. Eu, o meu avô e a minha mãe fomos jantar ao refeitório. Finalmente, às 21h30m uma enfermeira veio cá fora dizer que o Rodrigo já tinha nascido e que tinha corrido tudo bem. Só às 23h é que nos mostraram o Rodrigo e eu achei-o querido e muito pequeno, mas também muito esfomeado. Agarrou o meu dedo com muita força e chorou muito, porque queria mamar.
No dia seguinte, eu fui com muito sono para a escola, mas feliz!

Sebastião, 4ºC
Sala 7

Leónia devora os livros

Era uma vez, uma menina chamada Leónia que gostava muito de histórias de fadas, gigantes, bruxas, ladrões e de contos de encantar, mas em vez de os ler com os olhos comia-os. Houve um dia que a mãe a levou ao médico, mas o médico disse que era normal, porque ele também os comia. A mãe disse que estavam todos malucos e desatou a correr para a rua.
Mas houve um dia que a Leónia foi ler um livro que era a Cinderela, então foi fazer tudo o que a Cinderela fazia, limpava o chão, janelas …
Depois foi ler a Bela Adormecida, dormiu durante alguns dias até que um dia os pais decidiram meter cartazes à procura de um príncipe encantado. No dia seguinte, apareceu um príncipe que lhe deu um beijo no nariz e ela acordou. Apaixonaram-se, casaram e tiveram 200 filhos. Para alimentar os seus filhos Leónia escrevia livros.


Beatriz Matias 4ºC

Visita à escola Gago Coutinho

No dia 19 de Fevereiro os alunos do 4º ano foram à escola Gago Coutinho. Fomos a pé com os professores.
Quando chegámos os rapazes tiveram um jogo de futebol contra os do 5º ano. Depois fomos fazer várias actividades. Cada turma fazia uma actividade.
A nossa turma foi jogar basquetebol, tínhamos de driblar com a bola entre uns pinos e depois encestar, eu marquei uma vez.
A seguir, fomos para o ginásio, tínhamos de saltar trampolim, fazer cambalhotas para a frente e para trás e, por último, tínhamos de saltar ao eixo. Esta foi a actividade que eu gostei mais!
Também gostei muito desta actividade, porque fomos dar toques com a bola, rematar à baliza e fazer fintas.
Na quarta e última actividade tínhamos de saltar à corda e andar em cima de um banco.
Depois fomos lanchar e ver duas danças de meninas da Gago, onde estava uma amiga minha, a Joana.
Os meninos do A.T.L da nossa escola também dançaram. Assim foi a visita à escola Gago Coutinho, que eu gostei muito!




Beatriz Matias 4ºC

O cão que dava abraços

Era uma vez, um cão chamado Vicente, o Vicente era um cão diferente dos outros cães ele dava abraços. Sempre que alguém estava sentado no sofá ele ia abraçar as pessoas.
Ele tinha um dono chamado David, o David adorava o Vicente e estava sempre com ele.
Às vezes, quando a mãe do David ia para a cama o Vicente deitava-se ao pé dela e quando o pai do David tentava ir para a cama ele não o deixava deitar. Então, o pai do David tinha de ir dormir para o sofá.
O Vicente tinha um amigo chamado Gustavo, o Gustavo quando ia a casa do Vicente deitava-se no sofá e começava a espreguiçar-se e as pessoas tinham que sair do sofá, quando os donos do Gustavo o iam buscar o Vicente começava a dar-lhes abraços.
O Vicente é um cão dos abraços!

Texto da Patrícia 4º C

Pintura e Teatro

Este ano o tema da minha sala é “Pintura / Teatro”.
A Pintura e o Teatro são duas artes que pretendem transmitir uma mensagem para quem a vê ou assiste.
A Pintura é a arte de pintar uma superfície, como o papel, a tela, as paredes, entre outras.
As técnicas mais usadas são a pintura a óleo, tinta acrílica, guaches, aguarelas, entre outras.
Os pintores podem pintar quadros de coisas reais, como paisagens, retratos … ou quadros abstractos que podem parecer várias coisas conforme as pessoas que os vêem. Há pintores com deficiência que pintam quadros muito bonitos com a boca, e até com os pés.
O Teatro é uma arte em que o actor ou vários actores interpretam uma história. O Teatro depende da história pode ser uma comédia, uma revista, um monólogo ou um musical onde os actores cantam e dançam. Este ano a minha turma foi ver o teatro o “Feiticeiro de Oz” e gostei muito, porque quando o homem de lata chorava deitava água para o público.
Se tivesse de escolher uma destas duas artes gostaria de saber pintar quadros e telas, porque ficam muito bonitos nas casas.

Beatriz Matias 4º C